O GOLEIRO
AO LONGO DA MINHA CARREIRA, TIVE A OPORTUNIDADE DE ATUAR EM DIVERSOS CLUBES. CADA UM DELES FORAM PARTE IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO PREPARADOR DE GOLEIROS QUE SOU HOJE.
Meu começo
1975
NASCI EM PORTO ALEGRE - BRASIL NO DIA 22 DE JANEIRO DE 1975, FILHO DE MARIO JOSÉ MACHADO (★1944 – 2011✝) E VALMI BERNADETE MACHADO, IRMÃO DE MÁRCIO E MAURÍCIO. DEI OS PRIMEIROS PASSOS EM CASA, COM MEU PAI, QUE FOI UM BOM GOLEIRO AMADOR, QUEM ME ENSINOU MUITOS SEGREDOS VIVENCIADOS POR ELE EMBAIXO DOS TRÊS PAUS. O PRIMEIRO TIME QUE JOGUEI FOI O G.E. CONTINENTE (FÁBRICA DE CRAQUES). UM TIME AMADOR DA ZONA NORTE DE PORTO ALEGRE QUE REVELOU MUITOS JOGADORES PROFISSIONAIS, TODOS ELES FORMADOS PELO TÉCNICO CIDINHO (★1945 – 2003✝). DEPOIS ESTIVE NO CLUBE SÃO JOSÉ DE POA, A MEADOS DOS ANOS 80, COM O TREINADOR VAINON E ALI NO ZEQUINHA TAMBÉM, FUI ALUNO DA ESCOLINHA DE GOLEIROS DO GRANDE BENITEZ, ÍDOLO COLORADO QUE FORMOU PARTE DAQUELE GRANDE TIME DO SPORT CLUB INTERNACIONAL QUE CONQUISTOU, DE FORMA INVICTA, O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1979. MEU SONHO ERA SER UM GOLEIRO PROFISSIONAL, MEU IRMÃO MÁRCIO QUERIA SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O MAURÍCIO QUERIA SER MÚSICO. MEUS PAIS NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA QUE OS NOSSOS SONHOS SE TORNASSEM REALIDADE, EU CHEGUEI A SER O GOLEIRO SONHADO PELO VELHO MÁRIO, O NEGÃO HOJE É PROFESSOR DO COLÉGIO SINODAL E O NEGRIM E MÚSICO NO GRUPO CHOCOLATE. DEUS FOI FIEL EM NOSSAS VIDAS!
CECOVE
NOS ANOS 90, DEPOIS DA CONQUISTA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE BARCELONA’92 NAQUELE SAQUE VIAGEM DE MARCELO NEGRÃO O VOLEIBOL VIROU UMA FEBRE NACIONAL E PASSEI A PRATICAR ESSE ESPORTE PRIMEIRO NO COLÉGIO LIBERATO, E DEPOIS NO CECOVE (CENTRO COMUNITÁRIO DA VILA ELIZABETH). E FOI NO CECOVE, AO LADO DE GRANDES JOGADORES E AMIGOS, QUE APRENDI A SER UM VENCEDOR. ÉRAMOS UM TIME HUMILDE MAS COM UM GRANDE CORAÇÃO E NO PRIMEIRO VIVA O VOLEI DE PORTO ALEGRE, NO ANO DE 1995, CHEGAMOS ATÉ A FINAL, NÃO SAÍMOS CAMPEÕES COMO QUERIAMOS, MAS FOI UM CAMPEONATO MARCANTE NA MINHA VIDA. FICARAM AS MELHORES RECORDAÇÕES DESSA ÉPOCA E UM GRITO QUE AINDA ECOA NOS GINÁSIOS DA CAPITAL GAÚCHA E ARREDORES... “CE CO VE!” SAUDADES!
TORRENSE
O GRÊMIO ESPORTIVO TORRENSE-RS FOI O CLUBE EM QUE DEBUTEI PROFISSIONALMENTE, EM 1998, ATRAVÉS DA APROVAÇÃO DO PROFESSOR PAULO MATOS, QUE APOSTOU POR UM GOLEIRO DECONHECIDO, MAS MUITO TRABALHADOR, PARA A DISPUTA DO CAMPEONATO GAÚCHO DA SEGUNDA DIVISÃO. NO PRIMEIRO AMISTOSO, CONTRA O GRÊMIO DE POA, TIVE A HONRA DE JOGAR CONTRA O RONALDINHO GAÚCHO, UM JOVEM DE 17 ANOS COM UM FUTURO BASTANTE PROMISSOR. O TORRENSE SAGROU-SE CAMPEÃO DA SEGUNDONA E FIZEMOS A TROCA DAS FAIXAS NUM OUTRO AMISTOSO, TAMBÉM CONTRA O GRÊMIO, MAS DESSA VEZ NO ESTÁDIO OLÍMPICO MONUMENTAL, PALCO DE MUITAS BATALHAS TRICOLORES.. DEPOIS DO ASCESSO NÃO RENOVARAM O MEU CONTRATO PARA A TEMPORADA SEGUINTE, ACABEI VOLTANDO A PORTO ALEGRE PARA ESPERAR UMA NOVA OPORTUNIDADE. O MAIS GRATIFICANTE NO TORRENSE, ALÉM DO TÍTULO, FOI HAVER COMPARTIDO VESTIÁRIO COM UM GRANDE JOGADOR, O ZAGUEIRÃO LEANDRO WEBBER, COM QUEM APRENDI A SER UM VERDADEIRO PROFISSIONAL, UM GRANDE AMIGO ATÉ OS DIAS DE HOJE.
VIAGEM PARA A BOLÍVIA
EM 1999 HOUVE UMA POSSIBILIDADE DE FAZER UNS TESTES NA BOLÍVIA, ATRAVÉS DA ACADEMIA TAHUICHI, NÃO PENSEI DUAS VEZES, PEGUEI MINHAS COISAS, ME DESPEDI DA FAMÍLIA E VIAJEI POR TERRA JUNTO A OUTROS 6 AMIGOS (PAULINHO CEARÁ, NEGO DÉCO, RICARDO VENTURA, BALTAZAR,LUCIANO MIQUIMBA E ANTÔNIO CARLOS, OS PAIS DESTE ÚLTIMO FOI QUEM NOS LEVOU ATÉ LÁ, POR TERRA, NUMA VAN). TOMAMOS O TREM DA MORTE NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A BOLÍVIA E CHEGAMOS PRIMEIRO A SANTA CRUZ DE LA SIERRA. VIVI TRÊS MESES NA CAPITAL CRUCENHA E DEPOIS FIZ MINHA PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO, PARA LA PAZ. QUANTA EMOÇÃO NAQUELE VOO! DON ROLLY AGUILERA (★1938 – 2002✝), RECONHECIDO JOGADOR CRUCENHO, FUNDADOR DA ACADEMIA TAHUICHI, HOMEM VISIONÁRIO E DO FUTEBOL, FORMADOR DA MAIORIA DOS JOGADORES DAQUELA HISTÓRICA PARTICIPAÇÃO BOLIVIANA NO MUNDIAL DOS ESTADOS UNIDOS DE 1994, QUANDO NOS DESPEDIMOS, ME DISSE: “TU VAIS TRIUNFAR AQUI PORQUE TU ÉS MUITO TRABALHADOR!” CHEGUEI A LA PAZ PARA TENTAR A SORTE NO BOLÍVAR, O MAIOR CLUBE BOLIVIANO, COM A INDICAÇÃO DO PROFESSOR TONINHO GOTTARDI. NÃO FUI APROVADO, MAS APARECEU UMA POSSIBILIDADE DE FICAR EM LA PAZ, NO CLUB MUNICIPAL PARA A DISPUTA DO CAMPEONATO PACENHO E FOI ALI, ATRAVÉS DA APROVAÇÃO DO PROFESSOR UBER ACOSTA, QUE ASSINEI O MEU PRIMEIRO CONTRATO NO FUTEBOL BOLIVIANO. ESTIVE DUAS TEMPORADAS DEFENDENDO A CASACA DO MUNI, ESTAVA ACLIMATADO À ALTITUDE E ME SENTÍA PREPARADO PARA FAZER UM TESTE NUM CLUBE DE PRIMEIRA DIVISÃO. SENDO ASSIM, NO ANO DE 2001 FUI TREINAR NO CLUB IBEROAMERICANA, QUE ERA CONSIDERADO UMA FILIAL DO BOLÍVAR. DEPOIS DE UM MÊS, ME DESPEDIRAM E EU AINDA TERÍA UMA ÚLTIMA OPORTUNIDADE EM UM OUTRO CLUBE PACENHO, NO MARISCAL BRAUN, QUE TINHA WILFREDO CAMACHO COMO TREINADOR, UM HISTÓRICO DO FUTEBOL BOLIVIANO QUE FOI CAPITÃO NA CONQUISTA DA COPA AMÉRICA DE 1963. TREINEI UMA SEMANA E HAVIA UM AMISTOSO CONTRA A IBEROAMERICANA, NO GIGANTE DE MIRAFLORES (ESTÁDIO HERNANDO SILES). PENSEI COMIGO: BEM QUE ELE PODERÍA ME COLOCAR UNS VINTE MINUTOS . MAS DEUS SEMPRE NOS SURPREEDE...
O JOGO
NO DIA DO JOGO, JÁ NOS VESTIÁRIOS, O PROFESSOR CAMACHO ME CHAMOU E DISSE: “VAIS DE TITULAR, SE FORES BEM, AMANHÃ ASSINAMOS, SE NÃO, DESDE AMANHÃ JÁ NÃO NECESSITAS VIR MAIS.” HAVÍAM UMAS QUATRO MIL PESSOAS PRESENTES E NUM DOS PRIMEIROS ATAQUES DO RIVAL A BOLA ME ESCAPOU E QUASE CRUZA A LINHA DE META MAS TIVE A FORTUNA DE AGARRÁ-LA NOVAMENTE, A TORCIDA ASSOVIOU PRA MIM E EU FALEI COMIGO MESMO: TU ESPEROU DOIS ANOS POR ESTA OPORTUNIDADE, PASSASTES FRIO, FOME, FICASTES LONGE DA FAMÍLIA E AMIGOS. E AGORA DEIXA ESCAPAR ESSA BOLA FÁCIL? VAMOS MAURO! A SEGUINTE BOLA FOI UM MANO A MANO CONTRA AUGUSTO ANDAVERIS, DEFENDÍ; DEPOIS TEVE DOIS CHUTES DE FORA DA ÁREA E EU ESTAVA LÁ, DEFENDÍ; E NÃO HOUVE BOLA NAQUELE JOGO QUE EU NÃO... DEFENDÍ! NO FINAL DA PARTIDA EU AGRADECI A DEUS! SEGUNDA FEIRA ASSINEI COM O MARISCAL BRAUN E TIVE UMA BELA CAMPANHA NAQUELE CAMPEONATO BOLIVIANO DE 2001, FICANDO, INCLUSIVE ENTRE OS TRÊS MELHORES GOLEIROS DO ANO. CONSCIENTE QUE AS COISAS SUCEDEM NÃO NOS NOSSOS TEMPOS, MAS NOS TEMPOS DE DEUS, ELE VIU ALGO EM MIM, ESTAVA LÁ ATRÁS DA MANADA, LONGE DE SER UM GRANDE GOLEIRO, MAS DE REPENTE, COMO NUM SONHO, ELE RESOLVEU ME ESTENDER A MÃO, VAI VER ESCUTOU AQUELAS ORAÇÕES QUE EU FAZIA NAQUELA PEQUENA IGREJA PERTO DA PLAZA AVAROA QUANDO RECÉM PISAVA SOLO PACENHO; VAI VER ELE ME VIU NÃO PODENDO DORMIR DE FOME E GUARDANDO AQUELE ÚNICO PÃOZINHO PRO CAFÉ DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE PARA EVITAR AS ENXAQUECAS NOS TREINOS; VAI VER ELE ESTAVA ALI COMIGO, TREMENDO NAQUELE QUARTINHO 4 X 4 QUE EU MORAVA E QUE, NO INVERNO, AS QUATRO DA MADRUGADA EU ACORDAVA DE FRIO; VAI VER CHOROU COMIGO DE SAUDADES DA MINHA FAMÍLIA, DA MINHA CASA E DA COMIDINHA DA MINHA AMADA MÃE. CABE MENCIONAR TAMBÉM A AJUDA QUE TIVE DA DONA AURORA PASTEN, DO SEU FILHO EDWIN E A NORA ROSSANA, QUE ME DAVAM AQUELA PEÇA PARA MORAR E ERAM PACIENTES PARA RECEBER O VALOR DO ALUGUEL. NUNCA ESQUECEREI TAMBÉM A FAMÍLIA NISTTAHUZ POR TODAS A VEZES QUE ME DERAM UM PRATO DE COMIDA, ONDE A MAYA WARA (UMA ESTRELA) ME FAZÍA COMPANHIA. E O MEU AMIGO MARTIN (ATUAL TREINADOR DO TIGRES) QUE ME AJUDAVA A PAGAR ALGUMAS DESPESAS E ME LEVAVA PARA JOGAR VOLEI E WALLY POR TODA A CIDADE DE LA PAZ, REFORÇANDO ALGUNS TIMES NOS TORNEIOS DE BAIRROS. O MEU MUITO OBRIGADO A TODOS ELES! PASSEI POR TUDO ISSO, MAS FUI PERSISTENTE E ISSO ME TROUXE UMA CERTEZA: PRIMEIRO VEM AS PROVAS, MAS O SOLDADO QUE CONFÍA NO SENHOR E SEGUE FIRME NO SEU PROPÓSITO, CHEGA A BENÇÃO. ELE É DEUS! NO FINAL DAQUELA TEMPORADA TIVE TRÊS PROPOSTAS: UMA DO ORIENTE PETROLERO, OUTRA DO CLUB BOLÍVAR E UMA TERCEIRA DO CLUB INDEPENDIENTE DE SUCRE...
Algumas imagens
CLUB BOLÍVAR
VOLTAR A TEMBLADERANI FOI ALGO INCRÍVEL... TRÊS ANOS ATRÁS EU CHEGAVA A LA PAZ, PRECISAMENTE AO BOLÍVAR, O MAIOR CLUBE DO PAÍS, MAS NÃO PASSEI NO TESTE, NA VERDADE NEM FUI OBSERVADO.
AGORA A HISTÓRIA ERA OUTRA E A RESPONSABILIDADE TAMBÉM, PORQUE DEFENDER UM CLUBE SEM MUITA TRADIÇÃO É UMA COISA, E DEFENDER UM CLUBE COM APOIO MASSIVO EM TODOS OS ESTÁDIOS É OUTRA BEM DIFERENTE. ASSINEI UM CONTRATO DE DOIS ANOS COM POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO.
ERA O SONHO DO VELHO MÁRIO SE TORNANDO REALIDADE.
EM 2002 NÃO TEVE PRA NINGUÉM, GANHAMOS OS DOIS CAMPEONATOS. NO PRIMEIRO SEMESTRE ESTIVE PRESENTE NA METADE DOS JOGOS, 11 PARTIDAS, A OUTRA METADE O GOL CELESTE ESTEVE CUSTODIADO POR GATO FERNANDEZ, QUE TAMBÉM ERA O GOLEIRO DA SELEÇÃO BOLIVIANA. DEBUTEI TAMBÉM NA COPA LIBERTADORES, JOGANDO NA COLÔMBIA CONTRA O AMÉRICA DE CALI, NO PASCUAL GUERRERO. A POUCOS ANOS ATRÁS EU ESTAVA JOGANDO NOS CAMPOS DO MEU BAIRRO, SEM PRESSÃO, TRANQUILO, MAS DANDO O MEU MELHOR SEMPRE! QUANDO TINHA UMAS VINTE PESSOAS VENDO ESSES JOGOS NA VÁRZEA JÁ ERA BACANA, IMAGINA AGORA JOGAR ALGUMAS VEZES PARA QUASE CINQUENTA MIL ALMAS? VOU LHE CONTAR UM SEGREDO: DEUS ME DEU MAIS DO QUE EU SONHEI OU MERECÍA, JAMAIS PENSEI JOGAR UMA COPA INTERNACIONAL OU UM CLÁSSICO IMPORTANTE COM ESTÁDIO CHEIO, MAS TUDO ISSO NÃO ME PEGOU DE SURPRESA PORQUE EU TREINAVA MUITO, MUITO MESMO! ERA UM GOLEIRO LIMITADO MAS TRABALHAVA TANTO QUE PODÍA FAZER FRENTE A OUTROS GOLEIROS MAIS PREPARADOS E MELHORES TÉCNICA E TÁTICAMENTE DO QUE EU. NO SEGUNDO SEMESTRE TIVEMOS UMA GRANDE PARTICIPAÇÃO NA COPA SULAMERICANA, CHEGANDO ATÉ A SEMIFINAL, ONDE FOMOS DERROTADOS PELO SAN LORENZO QUE ACABOU SENDO O CAMPEÃO. TIVE A POSSIBILIDADE DE JOGAR UMA PARTIDA NESSA COPA, NA ARGENTINA CONTRA O GYMNASIA Y ESGRIMA DE LA PLATA, NA GRANDE BUENOS AIRES. FOMOS PARA O ESTÁDIO JUAN CARMELO ZERILLO NUM FLECHABUS, DE DOIS PISOS, LINDO! SAINDO DA AUTOPISTA JÁ PARA ENTRAR EM LA PLATA, A TORCIDA ADVERSÁRIA ESTAVA NOS ESPERANDO E APREDEJARAM O NOSSO ÔNIBUS. FOI FUMACEIRA, MAS CONSEGUIMOS PASSAR. NO BOLIVIANO LEVANTAMOS NOVAMENTE O CANECO. ESSE PRIMEIRO ANO NO BOLÍVAR FOI MUITO POSITIVO.
EM 2004 GANHAMOS O ABERTURA QUANDO FALTAVAM AINDA 5 RODADAS POR JOGAR, O TIME ESTAVA MUITO BEM! ANTES DA SULAMERICANA DAQUELE ANO FOMOS PARA OS ESTADOS UNIDOS FAZER UM AMISTOSO ORGANIZADO PELO DIABLO ETCHEVERRY NO ESTÁDIO DO DC UNITED, EM WASHINGTON.
RETORNAMOS E DEBUTAMOS NA SULAMERICANA CONTRA O CLUB AURORA, GANHANDO NO ESTÁDIO FÉLIX CAPRILES POR 2 A 1, VOLTANDO A GANHAR EM LA PAZ, POR 3 A 1; NAS OITAVAS PEGAMOS O UNIVERSIDAD DE CONCEPCIÓN, EMPATAMOS NO CHILE EM 0 A 0, E EM CASA GANHAMOS POR 4 A 2; NAS QUARTAS CRUZAMOS COM O ARSENAL DE SARANDÍ, PERDEMOS EM BUENOS AIRES POR 1 A 0, NA BOLÍVIA RESOLVEMOS A CHAVE, 3 A 0;
A SEMI FINAL FOI CONTRA A LDU, EMPATAMOS EM QUITO 1 A 1, E NO “GIGANTE DE MIRAFLORES” GANHAMOS DE 2 A 1, CLASSIFICANDO ASSIM, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, UM CLUBE BOLIVIANO PARA UMA FINAL CONTINENTAL…
A GRANDE FINAL
NO PRIMEIRO JOGO EM LA PAZ O ESTÁDIO HERNANDO SILES FICOU PEQUENO PARA A QUANTIDADE DE TORCEDORES CELESTES QUE QUERÍAM ACOMPANHAR O CLUBE NO JOGO MAIS IMPORTANTE DA SUA HISTÓRIA, HAVIAM 45 MIL PESSOAS INCENTIVANDO O JOGO TODO NAQUELA MEMORÁVEL NOITE DO DIA 08/12/2004, CELEBRAMOS MUITO AQUELE GOL DO HORÁCIO CHIORAZZO AOS TRINTA DO SEGUNDO TEMPO, VENCENDO A RESISTÊNCIA DE PATO ABBONDANZIERI. O JOGO DE VOLTA FOI NUMA SEXTA FEIRA, DIA 17/12/2004, NA BOMBONERA. HAVIAM MAIS DE 60 MIL PESSOAS, ERA O MAIOR PÚBLICO QUE EU HAVIA JOGADO. O MAIS BACANA DESSE DIA, É QUE MEU IRMÃO MAIS VELHO MÁRCIO E MEU PAI MÁRIO MACHADO ESTAVAM LÁ PRESENTES… FOI UMA NOITE SONHADA. ENTRAMOS A AQUECER FALTANDO 50 MINUTOS PARA O INÍCIO DO JOGO, NINGUÉM DAS ARQUIBANCADAS SE MANIFESTOU NEM NADA, PENSEI QUE NÃO ESTAVAM NEM AÍ… JÁ NA ENTRADA EM CALOR, O PROFESSOR FOURNIER FAZÍA UNS CHUTES DE FORA DA ÁREA E VEIO UMA BOLA PARA FAZER UMA ENTRADA COMPLETA E A BOLA ME ESCAPOU, NESSE EXATO MOMENTO DO ERRO, TODO O ESTÁDIO VAIOU, FOI COMO UM: BEMVINDO A LA TEMIBLE BOMBONERA. JÁ NO JOGO, NO PRIMEIRO TEMPO, BOCA NOS FEZ DOIS GOLS (PALERMO E TEVEZ) E O NOSSO SONHO DE TÍTULO FICOU MAIS LONGE. NO TEMPO COMPLEMENTAR FOMOS TENTAR DIMINUIR NO PLACAR E ACABEI TENDO BASTANTE TRABALHO COM OS CONTRA ATAQUES DELES… TIVE UM MANO A MANO CONTRA O TEVEZ QUE, QUEM SABE, FOI A DEFESA MAIS IMPORTANTE DA MINHA CARREIRA. TIVEMOS UM CHUTE DO TUFIÑO QUE DEU NO TRAVESSÃO, JÁ NA RETA FINAL DA PARTIDA, MAS FICOU MESMO NOS 2 A 0 E FICAMOS COM O VICE CAMPEONATO DA COPA SULAMERICANA, MINHA MAIOR CONQUISTA COMO JOGADOR.
A PÁGINA MAIS IMPORTANTE
NO FINAL DO JOGO, ESPEREI MEUS COMPANHEIROS PARA AGRADECER O APOIO DOS NOSSOS 5 MIL TORCEDORES, LEMBRO QUE ESTAVA CHORANDO POR HAVER CHEGADO TÃO PERTO DA GLÓRIA E DE UMA VIDA ETERNA NO FUTEBOL… É QUE UM TÍTULO ASSIM MARCA A CARREIRA DE UM JOGADOR E ELE PASSA A SER PARTE DA HISTÓRIA, PORQUE A HISTÓRIA É ESCRITA PELOS CAMPEÕES. O PROFESSOR FOURNIER VEIO ME ABRAÇAR E DISSE: “NÃO TENS PORQUE CHORAR, FOSTE O MELHOR! FOSTE O MELHOR!” RECEBI A MEDALAHA E SÓ ESTAVA ESPERANDO O MOMENTO DE VER MEU PAI E IRMÃO, NOS ENCONTRAMOS NA PORTA DE ENTRADA DOS VESTIÁRIOS E ESTÁVAMOS AINDA NÃO PODENDO ACREDITAR EM TUDO QUE PASSAMOS NAQUELA NOITE. ENTREGUEI A CAMISA PRO PAI E ELE ME DISSE: “PRA MIM TU ÉS O CAMPEÃO! TU ÉS O MEU CAMPEÃO!” VOLTAMOS PARA O HOTEL HILTON EM PUERTO MADERO, JANTAMOS E FICAMOS CONVERSANDO ATÉ ALTAS HORAS, SABÍAMOS QUE ESTÁVAMOS VIVENDO UMA NOITE ETERNA, QUE NÃO ACABAVA ALI, PORQUE LEVARÍAMOS AQUELES MOMENTOS CONOSCO PARA O RESTO DE NOSSAS VIDAS, TANTO É ASSIM QUE ATÉ HOJE, ESCREVENDO AQUI, PARECE QUE VOLTEI NO TEMPO, REVIVÍ NOVAMENTE AQUELES BELOS MOMENTOS QUE FORAM ESCRITOS NA PÁGINA MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA DE GOLEIRO. EM 2005 O EMPRESÁRIO BAIDEK ME LEVOU PARA O ATLÉTICO-PR, ME APRESENTEI E TREINEI POR NOVE DIAS MAS NÃO HOUVE ACORDO ENTRE O CLUBE BRASILEIRO E O BOLÍVAR E ACABEI VOLTANDO PARA LA PAZ. JOGAMOS LIBERTADORES CONTRA O SANTOS DE ROBINHO MAS NÃO AVANÇAMOS. JÁ NO CAMPEONATO BOLIVIANO, SAÍMOS CAMPEÕES DO ABERTURA E FICAMOS EM SEGUNDO NO CLAUSURA. FINALIZOU MEU CONTRATO COM A ACADEMIA CELESTE E EU PREFERI BUSCAR OUTROS RUMOS, VOLTANDO AO BRASIL. OS ANOS DE BOLÍVAR FORAM MUITO LINDOS NA MINHA CARREIRA, TIVE A OPORTUNIDADE DE JOGAR COPAS INTERNACIONAIS E CONQUISTAR 4 TÍTULOS NACIONAIS. SEREI SEMPRE AGRADECIDO COM O CLUB BOLÍVAR E SEUS SEGUIDORES.
Algumas imagens
O RETORNO
NO FINAL DE 2005 MEU PAI HAVIA CONHECIDO UM REPRESENTANTE NUM EVENTO NA GRANDE PORTO ALEGRE. SEU NOME ERA PAULO ROBERTO, UM EX LATERAL DO GRÊMIO, SÃO PAULO, FLUMINENSE, ENTRE OUTROS, ALÉM DE SER CONVOCADO ALGUMAS VEZES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA. MEU VELHO LHE MOSTROU UM VÍDEO COM MEUS MELHORES MOMENTOS (AQUELE TIPO DE VÍDEO QUE EU DEFENDO TUUUUDO, TUDO MESMO!) E O PAULO ROBERTO GOSTOU DO QUE VIU E CHAMOU O MEU PAI PARA UMA REUNIÃO NO MÊS DE DEZEMBRO, QUANDO EU CHEGASSE A POA. NO DIA DA REUNIÃO, ENTRAMOS NO ESCRITÓRIO NA AV CARLOS GOMES, ZONA NOBRE DA CAPITAL GAÚCHA. ESTÁVAMOS ALI ESPERANDO QUANDO, DE REPENTE, APARECEU O SEU SÓCIO, CLÁUDIO TAFFAREL... EU NÃO PODÍA ACREDITAR, O ÍDOLO DO TETRA CAMPEONATO MUNDIAL SERÍA O MEU REPRESENTANTE. CONVERSAMOS, ALMOÇAMOS E ASSINAMOS UM CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COM UMA CLÁUSULA DE RESCISÃO DE 500 MIL REAIS, EU ERA UM JOGADOR CARO. JEJEJEJE
UM PAREDÃO CHAMADO MAURO
ELES ME COLOCARAM NA ULBRA, PARA QUE PUDESSE JOGAR O GAUCHÃO E TIVEMOS UMA PARTICIPAÇÃO POUCO CONVINCENTE. COMEÇAMOS BEM, INCLUSIVE GANHAMOS DO INTERNACIONAL NUMA GRANDE PARTIDA EM NOSSO ESTÁDIO, MAS NÃO CLASSIFICAMOS PARA A SEGUNDA FASE, NEM PASSAMOS DO PRIMEIRO MATA MATA DA COPA DO BRASIL. UM SEMESTRE BAIXO E DE POUCA PROJEÇÃO. DE POSITIVO MESMO FOI TER ENTRADO EM CAMPO COM O MEU AFILHADO LUCAS MACHADO E ESSA GRANDE ATUAÇÃO CONTRA O COLORADO QUE NAQUELE MESMO ANO DE 2006, GANHARÍA A SUA PRIMEIRA LIBERTADORES E POSTERIORMENTE O TÍTULO DO MUNDIAL INTERCLUBES CONTRA O BARCELONA DE RONALDINHO GAÚCHO E CIA. TIVE UMA NOITE ILUMINADA NA PRESENÇA DE AMIGOS E PARENTES... INESQUECÍVEL. O NARRADOR DA RBS JADER ROCHA, BASTANTE CONHECIDO NO ESTADO, COMENTAVA NAQUELA NOITE: “TEM UM PAREDÃO ALI CHAMADO MAURO.” FOI A ÚNICA DERROTA DO INTERNACIONAL NAQUELE GAUCHÃO.
BANGO AC
NO SEGUNDO SEMESTRE APARECEU UMA OPORTUNIDADE DE IR PARA A CIDADE MARAVILHOSA, JOGAR PELO BANGU. CHEGAMOS A UM BOM ACORDO E FUI PARA O RIO AGRADECIDO COM DEUS POR ESSE NOVO CLUBE. JOGAMOS A SEGUNDONA COM O COMANDO DO GRANDE TREINADOR ALFREDO SAMPAIO, SAÍMOS CAMPEÕES, PERDENDO APENAS UMA PARTIDA. COMO GRANDE PARTE DO ELENCO PERTENCIA AO MADUREIRA E ESTAVA EMPRESTADA PARA O BANGU PARA TENTAR O ACESSO, AO FINALIZAR O CAMPEONATO APARECEU UM INTERESSE DO MEC PARA A DISPUTA DO CAMPEONATO CARIOCA. ASSINEI COM ELES E FIZ A PRÉ TEMPORADA INTEIRA, MAS UMA SEMANA ANTES DE COMEÇAR O CAMPEONATO, RECEBI UMA CHAMADA DA BOLÍVIA, DO PROFESSOR SÉRGIO APAZA E ACABEI ACERTANDO COM O LA PAZ FC E, ASSIM, DEPOIS DE ESTAR UM ANO ATUANDO NO BRASIL, RETORNEI AO FUTEBOL BOLIVIANO.
Algumas imagens
NOVAMENTE EM SOLO PACENHO
EM 2007 VOLTEI PARA BOLÍVIA, PARA SER O GOLEIRO DO LA PAZ FC QUE COMEÇAVA O ANO NUMA DIFÍCIL SITUAÇÃO NA ZONA DE DESCENSO. FIZEMOS UMA GRANDE PRÉ TEMPORADA COM O COMANDO DO PROFESSOR SÉRGIO APAZA E PARTIMOS PARA SUCRE PARA JOGAR A COPA AEROSUR, ONDE CONSEGUIMOS O TÍTULO. ESSE RESULTADO NOS INDICAVA QUE ESTÁVAMOS NO CAMINHO CORRETO E ACABAMOS EM QUARTO NO ABERTURA. NO CLAUSURA O TIME ESTAVA MUITO FORTE E SÓ LEVEI GOL NO ÚLTIMO MINUTO DA PARTIDA CONTRA O ORIENTE PETROLERO, NA SEXTA RODADA. FORAM 560 MINUTOS SEM LEVAR GOL. NESSE TORNEIO CHEGAMOS ATÉ A FINAL COM GOLEADAS HISTÓRICAS SOBRE OS GRANDES DE LA PAZ (3 A 1 NO BOLÍVAR E 4 A 0 NO THE STRONGEST). PERDEMOS A FINAL CONTRA O SAN JOSÉ DE ORURO E CLASSIFICAMOS PARA A PRÉ LIBERTADORES DE 2008. NO FINAL DAQUELE ANO FOMOS O TIME QUE SOMOU MAIS PONTOS (JUNTANDO OS DOIS TORNEIOS), E DE ÚLTIMOS, PASSAMOS A SER OS PRIMEIROS NO ANO SEGUINTE, NA TABELA DO DESCENSO. EM 2008, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, O LA PAZ FC DISPUTAVA A POSSIBILIDADE DE ENTRAR NA FASE DE GRUPOS DA COPA LIBERTADORES CONTRA O ATLAS DO MÉXICO E JOGAMOS NO GRANDE ESTÁDIO JALISCO. PERDEMOS 2 A 0 EM GUADALAJARA E GANHAMOS 1 A 0 EM LA PAZ. NO CAMPEONATO LOCAL ESTIVEMOS PRÓXIMOS DO TÍTULO, ACABANDO EM SEGUNDO NOVAMENTE NO ABERTURA E TIVEMOS UM DESEMPENHO POUCO VISTOSO NO CLAUSURA. FOI UM BOM RETORNO AO FUTEBOL BOLIVIANO QUE ME DEU A POSSIBILIDADE DE DEFENDER OUTRAS METAS...
SI SI SI POTOSÍ, REAL POTOSÍ
EM 2009 SUBÍ UM POUCO MAIS... DOS 3600 METROS DE LA PAZ, PASSEI AOS 3900 DE POTOSÍ PARA DEFENDER O CLUB REAL POTOSÍ. AQUELE ANO SERIAM 3 CAMPEONATOS: O ABERTURA (QUE FICAMOS EM QUINTO), O CLAUSURA (QUE FOMOS SEGUNDO) E O TORNEIO PLAYOFF, (QUE FOMOS CAMPEÕES). ESSE ÚLTIMO TORNEIO ERA UM MATA MATA E TIVEMOS TRÊS GRANDES PELA FRENTE, NAS QUARTAS ELIMINAMOS POR PÊNALTIS O WILSTERMANN, ONDE DEFENDI DOIS PÊNALTIS. NA SEMIFINAL ELIMINAMOS O THE STRONGEST, NO JOGO EXTRA EM CAMPO NEUTRO (COCHABAMBA) ONDE VOLTEI A PEGAR DOIS PÊNALTIS E GANHAMOS A FINAL AO BOLÍVAR, NO PRIMEIRO JOGO EM POTOSÍ EMPATAMOS 1 A 1 E EM LA PAZ PERDÍAMOS 3 A 1 E FOMOS BUSCAR... VIRANDO NO ÚLTIMO MINUTO COM UM GOL DE EGUINO. FOI UM GRANDE TÍTULO. VIAJAMOS PARA VILA IMPERIAL E NA SEGUNDA DE MANHÃ ESTAVA A CIDADE EM PESO NOS ESPERANDO, FOI INCRÍVEL, UMA GRANDE RECEPÇÃO. TODA A CIDADE NAS RUAS APLAUDINDO E COMEMORANDO AQUELE GRANDE TÍTULO. EM 2010 COMEÇAMOS MAL, SENDO ELIMINADOS PELO PALMEIRAS NA PRÉ LIBERTADORES, O MAIS GRATIFICANTE DO JOGO NO PARQUE ANTÁRTICA FOI TER UMA BREVE CONVERSA COM O GOLEIRO MARCÃO, PENTACAMPEÃO MUNDIAL COM A SELEÇÃO BRASILEIRA E O MAIOR GOLEIRO DA HISTÓRIA DO VERDÃO… NO SORTEIO ENTRE OS CAPITÃES TIVEMOS QUE TROCAR DE LADO E QUANDO EU FUI PARA A OUTRA GOLEIRA CRUZEI POR ELE E FUI LHE DAR UM ABRAÇO… ELE ME DISSE: “CUIDA QUE ELES MOLHARAM O CAMPO E A BOLA VAI ESTAR MUITO RÁPIDA!” NOS ABRAÇAMOS E CADA UM FOI PRO SEU LADO. E EU FUI PENSANDO COMIGO QUE ESSES SÃO OS TIPOS DE DETALHES QUE SEPARAM OS BONS DOS GRANDES. ACABEI MEU CONTRATO COM O REAL EM DEZEMBRO DE 2010 E PASSEI A ESTAR DISPONÍVEL NO MERCADO DA BOLA.
“É QUESTÃO DE ORGULHO”
EM 2011 ESTAVA TREINANDO E ORANDO MUITO EM POA PARA QUE DEUS ABRISSE UMA PORTA E ELE ME ESCUTOU. DIA 18 DE JANEIRO ME CHAMARAM DO WILSTERMANN, CONVERSAMOS UM POUCO E NO DIA ANTERIOR AO MEU ANIVERSÁRIO, 21/01 CHEGAMOS A UM ACORDO E VIAJEI PARA COCHABAMBA. NO CLUBE AVIADOR EU TERÍA UM GRANDE DESAFIO, DISPUTAR A LIBERTADORES COM O PROFESSOR MARCELO NEVELEFF E DEPOIS TENTAR O ASCESSO PARA A ELITE DO FUTEBOL BOLIVIANO. TIVE BONS JOGOS PELA COPA E INCLUSIVE FUI A FIGURA DA PARTIDA EM ALGUMAS OCASIÕES, O VELHO MÁRIO E A FAMÍLIA ESTAVAM FELIZES E EU TAMBÉM, NESTA QUE FOI A MINHA ÚLTIMA COPA. AO FINALIZAR NOSSA PARTICIPAÇÃO DIRECIONAMOS TODAS NOSSAS ENERGÍAS PARA SUBIR. 2011 FOI O ANO MAIS TRISTE DA MINHA VIDA… NO DIA 12 DE JUNHO MEU PAI FALECEU E TIVE QUE SEGUIR ESSE CAMINHO QUE PERCORREMOS JUNTOS, SEM O APOIO, OS CONSELHOS E AS CORREÇÕES DELE. ESPERO QUE, ALGUMAS VEZES, ELE TENHA SE SENTIDO ORGULHOSO DE MIM. SAUDADES ETERNAS! EM 2012 CONSEGUIMOS COLOCAR O WILSTERMANN NO SEU DEVIDO LUGAR, ENTRE OS GRANDES DO FUTEBOL BOLIVIANO. AO LONGO DAQUELA CAMPANHA CAÍRAM ALGUNS SOLDADOS QUE SERÃO SEMPRE RECORDADOS POR TODOS AQUELES QUE VIVERAM AQUELAS PÁGINAS DO CLUBE AVIADOR. (QUE EM PAZ DESCANSEM: MARIO JOSÉ MACHADO, OTONIEL NOVILLO, OLIVER FERNANDEZ E LUIS RODRIGUEZ).
ZEQUINHA
NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 VIM PARA CASA REALIZAR UM SONHO… O DE JOGAR NO CLUBE QUE EU TINHA COMEÇADO ANOS ATRÁS, O ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ. A INTENÇÃO ERA FAZER UMA BOA COPINHA E DEPOIS ENFRENTAR O GAUCHÃO. ESTREIAMOS GANHANDO CONTRA O GRÊMIO NO PASSO D❜AREIA, 2 A 1. MAS DEPOIS DAQUELA BELA ESTRÉIA, A CAMPANHA FICOU BEM ABAIXO DO ESPERADO E NÃO HOUVE A POSSIBILIDADE DE RENOVAR E DISPUTAR MEU ÚLTIMO GAUCHÃO. FOI MUITO BOM RETORNAR À CASA E, EM ALGUNS JOGOS, ESTAR COM A FAMÍLIA PRESENTE, ME VENDO. VOLTAR AO ZECA FOI VOLTAR NO TEMPO… LEMBRANDO DOS MEUS PRIMEIROS PASSOS E DO MEU PAI SEMPRE NA ARQUIBANCADA. O CURIOSO É QUE EU NUNCA VI ELE, MAS ELE ESTAVA ALI, EU SEI QUE ESTAVA. PORQUE DEPOIS DE CADA JOGO ELE ME CORRIGIA, QUANDO CHEGAVA EM CASA FALAVA COMIGO DE ALGUMAS SITUAÇÕES VIVIDAS NO JOGO E ME DIZIA COMO ERA ISSO OU AQUILO, ME FAZIA CRESCER E QUANDO TINHA QUE CHAMAR A MINHA ATENÇÃO, ELE CHAMAVA, COM A AUTORIDADE QUE TINHA COMO PAI E COMO EX GOLEIRO FOI BOM RETORNAR A CASA
CLUB AURORA
EM 2013 O CLUB AURORA ABRIU AS PORTAS PARA MIM E VOLTEI A COCHABAMBA. O TIME CELESTE ESTAVA COMPLICADO NA ZONA DE DESCENSO. FOI UM ANO DIFÍCIL, DE MUITOS EMPATES E JOGAR COM O PESO DE UMA POSSÍVEL QUEDA PARA A SEGUNDA DIVISÃO NÃO É NADA FÁCIL, EXISTE MUITA PRESSÃO NESTES JOGOS. DEI O MEU MELHOR, COMO AO LONGO DESTES 15 ANOS DEFENDENDO MINHA GOLEIRA. SABIA QUE A MINHA CARREIRA SE APROXIMAVA DO FIM E QUERIA TERMINÁ-LA DE UMA FORMA DIGNA. O MEU CONTRATO ACABOU E QUANDO VAIS CHEGANDO AO FIM, FICA SEMPRE AQUELA PERGUNTA RONDANDO A TUA CABEÇA: “E AGORA?” SABIA QUE TINHA CONDIÇÕES DE JOGAR UNS 2 OU 3 ANOS MAIS MAS TAMBÉM ME PREOCUPAVA COM O DEPOIS… NO FIM DAQUELE ANO, DEPOIS DO ÚLTIMO JOGO DO CAMPEONATO CONTRA O BLOOMING NO ESTÁDIO TAHUICHI, AQUELE MESMO ESTÁDIO QUE MOREI 3 MESES QUANDO CHEGUEI NA BOLÍVIA, PENDUREI MINHAS LUVAS. O PRESIDENTE DO CLUB AURORA, SR JAIME PONCE, HOMEM DE NEGÓCIOS, VISIONÁRIO, VIU ALGO EM MIM PARA SEGUIR LIGADO AO CLUBE E ME CONVIDOU PARA SER O PREPARADOR DE GOLEIROS DO CLUB AURORA. EU, QUE DESDE 2007 DESEMPENHAVA O PAPEL DE GOLEIRO E PREPARADOR, ACEITEI AQUELE GRANDE DESAFIO. NO CLUBE AURORA, ONDE TUDO TERMINOU, NÃO HOUVE UM PONTO FINAL. FOI PONTO E NOVA LINHA PARA COMEÇAR ESCREVER ESSA NOVA PÁGINA DA MINHA VIDA DENTRO DAS QUATRO LINHAS. E ME PROPUS, DESDE O COMEÇO NESSA NOVA FASE, A CHEGAR MAIS ALTO E MAIS LONGE DO QUE HAVIA CHEGADO COMO GOLEIRO. SEREI ETERNAMENTE AGRADECIDO COM TODOS OS CLUBES QUE CONFIARAM EM MIM E NO MEU TRABALHO COMO GOLEIRO.