O PREPARADOR
"QUEM QUER ENSINAR DEVE ESTAR SEMPRE DISPOSTO A APRENDER... POR MAIS QUE TENHA TIDO A EXPERIÊNCIA DE ATUAR COMO GOLEIRO, ISSO NÃO ERA NENHUMA GARANTIA DE QUE SERÍA UM GRANDE PREPARADOR. O QUE ME MANTEM ATUANDO AO LONGO DESSES ANOS É A VONTADE DE SEGUIR APRENDENDO SOBRE OS PEQUENOS DETALHES, A OUSADIA DE INOVAR MEUS TREINOS E A CAPACIDADE DE REFORMULAR MINHA METODOLOGIA EM BENEFICIO DOS MEUS GOLEIROS."
PREPARANDO GOLEIROS
QUANDO COMECEI NA PREPARAÇÃO DE GOLEIROS NO CLUB AURORA EU SABIA QUE TINHA MUITO A APRENDER... O PRIMEIRO CURSO QUE FIZ FOI ATRAVÉS DA INTERNET, COM O PROFESSOR LUIS LLOPIS, QUANDO ELE ESTAVA COM O KEYLOR NAVAS (SELEÇÃO COSTA RICA) NO LEVANTE UD DA ESPANHA, DEPOIS FORAM JUNTOS PARA O REAL MADRID. GOSTEI BASTANTE DO CURSO E ACHEI BEM COMPLETO. TAMBÉM TIVE QUE APRENDER FISIOLOGÍA, PSICOLOGÍA, TÁTICA, ETC. FIZ AMIZADES COM GRANDES PREPARADORES DE GOLEIROS E TROCAVA IDÉIAS CONSTANTEMENTE COM ELES. QUERIA CRESCER E ME DEDIQUEI MUITO PRA ISSO. MEUS PRIMEIROS GOLEIROS FORAM: MATIAS DITURO, DAVID TORRICO E MARCO MEJIA. ELES ERAM COMO EU, GOSTAVAM DE TREINAR, E A GENTE TREINAVA MUITO! NAQUELE SEMESTRE DITURO BATEU O RECORDE MUNDIAL DE PÊNALTIS DEFENDIDOS EM UM MESMO CAMPEONATO, DE OITO PENALIDADES, ELE DEFENDEU SETE, TEVE ATUAÇÕES DESTACADAS EM TODOS OS 21 JOGOS QUE PARTICIPOU E FOI CONSIDERADO O MELHOR GOLEIRO DO CAMPEONATO BOLIVIANO. INFELIZMENTE NÃO FOI O SUFICIENTE PARA SALVAR O AURORA DO DESCENSO, JÁ QUE FUTEBOL É UM ESPORTE COLETIVO E DEPENDEMOS TAMBÉM DE OUTROS JOGADORES. ALI NO AURORA DEMOS OS PRIMEIROS PASSOS JUNTOS, ÉRAMOS DOIS SONHADORES. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 FUI PARA O SAN JOSE DE ORURO COM O PROFESSOR MIGUEL ZAHZU (COM QUEM TRABALHEI TAMBÉM NO AURORA). TRABALHEI DURANTE UM MÊS COM OS GOLEIROS CARLOS EMILIO LAMPE (ATUALMENTE NO BOCA JUNIORS) E SERGIO MATINELLA. PARTICIPAMOS DA COPA SULAMERICANA E FOMOS ELIMINADOS PELO HUACHIPATO DO CHILE. CHEGANDO A ORURO, DEPOIS DA COPA, RECEBI UMA CHAMADA DO PROFESSOR JULIO CESAR BALDIVIESO E ACERTEI COM O CLUB WILSTERMANN. (POR INDICAÇÃO DE MATIAS DITURO).
RETORNO AO CLUBE AVIADOR
VOLTAR AO WILSTERMANN COMO PREPARADOR FOI MUITO BOM, JÁ HAVIA ESTADO, ANTERIORMENTE, COMO GOLEIRO. CONHECIA A TORCIDA, O CLUBE, OS FUNCIONÁRIOS. NA TEMPORADA DE 2014 TIVE OS GOLEIROS: MATIAS DITURO, CHULA SALVATIERRA, YADIN SALAZAR E HENRY SILES. MATIAS, UMA VEZ MAIS, ANDOU MUITO BEM, SENDO CONSIDERADO O MELHOR GOLEIRO DO CAMPEONATO BOLIVIANO DAQUELE ANO, O QUE DESPERTOU INTERESSE DO ANTOFAGASTA E ELE ACABOU ACERTANDO SUA TRANSFERÊNCIA PARA O CHILE NA METADE DE 2015. NO MÊS DE JUNHO DESSE ANO NASCEU MINHA FILHA KEISE, ELA TROUXE AMOR, PAZ, ALEGRIA E MUITA SORTE PARA NOSSA FAMÍLIA, UMA TREMENDA BÊNÇÃO DE DEUS PARA A MINHA ESPOSA DEISE E EU. NO WILSTER, FOMOS EM BUSCA DE UM OUTRO GOLEIRO E TROUXEMOS RAUL OLIVARES, COM A APROVAÇÃO DO PROFESSOR LLOP, PARA DISPUTAR A POSIÇÃO COM CHULA SALVATIERRA, QUE FOI O ÚNICO QUE FICOU DO GRUPO DO ANO ANTERIOR. AMBOS ESTIVERAM CUSTODIANDO O GOL DO WILSTER E TIVERAM BONS JOGOS. SALVATIERRA TEVE CONVOCAÇÕES PARA A SELEÇÃO BOLIVIANA E FORAM UM ANO E QUATRO MESES COM UM BALANÇO BEM POSITIVO EMBORA NÃO TENHAMOS ALCANÇADO UM TÍTULO. NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2015 FUI PARTICIPAR DE UM CONGRESSO EM TALCA NO CHILE E AO RETORNAR PARA COCHABAMBA RECEBI UMA LIGAÇÃO DO ANTOFAGASTA. ESTAVAM BUSCANDO UM PREPARADOR DE GOLEIROS PARA TRABALHAR COM O JOVEM TREINADOR ESPANHOL BEÑAT SAN JOSE E O MATIAS DITURO ME INDICOU. ACERTAMOS E DEUS COLOCAVA NO MEU CAMINHO UM NOVO DESAFIO...
EM TERRAS CHILENAS
NO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2016 ESTAVA ATERRIZANDO NO CHILE PARA AJUDAR O CD ANTOFAGASTA A SAIR DA ZONA DE DESCENSO. FUI RECEPCIONADO POR UM DIRIGENTE DO CLUBE, SR IGNACIO DEL RIO, NO TRAJETO DO AEROPORTO ATÉ O LOCAL ONDE ME HOSPEDARIAM ELE FOI ME FALANDO DA SITUAÇÃO DO CLUBE E ALGUNS DETALHES DA CIDADE QUE EU ACABAVA DE CHEGAR. ESSE SEMESTRE NO PUMAS FOI DE TRABALHO ÁRDUO E MUITO PRAZEROSO.
TIVE A FELICIDADE DE ME IDENTIFICAR MUITO COM O STAFF DO PROFESSOR BEÑAT, QUE TINHA COMO ASSISTENTE A OUTRO ESPANHOL, PROFESSOR JOSE MANUEL GORJON E COMO PREPARADOR FÍSICO O ARGENTINO GASTON LLOVERAS, TÍNHAMOS UM CONVÍVIO MUITO BOM E ALGO EM COMUM: O DE TENTAR FAZER, DIARIAMENTE, O MELHOR TREINO DE NOSSAS VIDAS. MINHA FAMÍLIA NÃO PÔDE ME ACOMPANHAR E EU ESTIVE SOZINHO E MUITO FOCADO NA MELHORA DOS MEUS GOLEIROS QUE NESTE ANO FORAM: MATIAS DITURO, FERNANDO HURTADO, NICOLAS ARAYA E ALAN CORTES.
DEPOIS DE 5 MESES NO CDA, SALVAMOS O DESCENSO E ESTIVEMOS MUITO PRÓXIMOS DE CLASSIFICAR O CLUBE PARA UM TORNEIO INTERNACIONAL. O CLUBE FEZ UMA PROPOSTA PARA O NOSSO STAFF PARA DAR SEQUÊNCIA NO TRABALHO, MAS ESSA BOA CAMPANHA GEROU TAMBÉM INTERESSE DE OUTROS CLUBES E O BOLÍVAR ERA UM DELES. ENTRARAM EM CONTATO COM O NOSSO REPRESENTANTE PAULO ROBERTO E ELE ACABOU ACERTANDO A NOSSA IDA PARA LA PAZ.
BO BO BO LÍ LÍ LÍ VAR VAR VAR... VIVA BOLÍVAR!
VOLTEI A LA PAZ, AO GRANDE CLUBE BOLÍVAR, ONDE TINHA VIVIDO ANOS MARAVILHOSOS A TEMPOS ATRÁS. QUANDO COMECEI COMO PREPARADOR DE GOLEIROS O MEU DESEJO ERA CHEGAR AO CLUBE CELESTE E DEUS ME ESTAVA DANDO ESSA OPORTUNIDADE. EU ESTAVA MAIS MADURO E COM MAIS BAGAGEM. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 TÍNHAMOS COMO GOLEIROS: ROMEL QUIÑÓNEZ (QUE TAMBÉM ERA O DA SELEÇÃO BOLIVIANA), DIEGO ZAMORA, GUSTAVO CLAROS E JAVIER ROJAS. NO MEIO DO CAMPEONATO QUIÑÓNEZ SE LESIONOU E A GOLEIRA CELESTE PASSOU A SER CUSTODIADA POR ZAMORA. PERDEMOS O CAMPEONATO NUM JOGO EXTRA. NESSE MESMO ANO, FUI CONVIDADO PARA EXPOR NO CONGRESSO INVICTUS PARA TREINADORES DE GOLEIROS EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA. EM 2017, TROUXEMOS MATIAS DITURO PARA A ACADEMIA E CONQUISTAMOS O ABERTURA, FOI TAMBÉM O GOLEIRO MENOS VAZADO E O MELHOR GOLEIRO DO CAMPEONATO. NO MEIO DO ANO, COM O EMPRÉSTIMO DE QUIÑÓNEZ, ZAMORA E ROJAS, TROUXEMOS JEFFERSON MOREIRA, GOLEIRO BRASILEIRO, DE MINAS QUE FEZ TODA SUA CARREIRA NO RIO DE JANEIRO, E HAVIA SIDO MEU COMPANHEIRO NO BANGU AC. NO CLAUSURA VOLTAMOS A LEVANTAR O CANECO E NOVAMENTE DITURO FOI CONSIDERADO O MELHOR DA POSIÇÃO NO BOLIVIANO. MINHA AGENDA TELEFÔNICA FOI AUMENTANDO CADA VEZ MAIS E OS FEEDBACKS COM GRANDES PREPARADORES DE GOLEIROS ME AJUDAVAM A CRESCER. COMECEI A UTILIZAR UM MÉTODO PRÓPRIO COM OS MEUS GOLEIROS, A METODOLOGÍA EVOLUTIVA (EM CONSTANTE EVOLUÇÃO) E FUI CONVIDADO PARA EXPOR EM DOIS CONGRESSOS (UM ORGANIZADO PELA FEDERAÇÃO BOLIVIANA E OUTRO PELA INVICTUS, AMBOS EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA). FOI UM ANO MUITO IMPORTANTE E TÍNHAMOS TUDO ACERTADO PARA SEGUIR NO BOLÍVAR, MAS NOSSO STAFF TEVE UMA PROPOSTA DO UNIVERSIDAD CATÓLICA DO CHILE E CHEGAMOS A UM ACORDO, DEIXANDO, ASSIM, A ACADEMIA BOLIVIANA.
QUE SE PAREM OS CRUZADOS
EM 2018 RETORNAMOS AO CHILE, PARA A UNIVERSIDAD CATOLICA. O TIME VINHA DE UM 2017 COM RESULTADOS NEGATIVOS E TROUXE O PROFESSOR BEÑAT E SEU STAFF PARA TENTAR MUDAR A HISTORIA ESCRITA NO ANO ANTERIOR. COMEÇAMOS MUITO BEM, VENCENDO OS 6 PRIMEIROS JOGOS, ESTIVEMOS NA LIDERANÇA EM 29 DAS 30 RODADAS DO CAMPEONATO. ERAMOS UMA APOSTA QUE DEU CERTO E CONSEGUIMOS CONQUISTAR O TITULO DO CAMPEONATO CHILENO. NO QUE ME CORRESPONDE, O TRABALHO COM OS GOLEIROS, ALCANÇAMOS AS METAS PROPOSTAS NO MES DE JANEIRO/18, QUANDO CHEGAMOS AO CLUBE... O MATIAS FOI O GOLEIROS MENOS VAZADO (25 GOLS EM 30 JOGOS), O SEGUNDO MELHOR JOGADOR ESTRANGEIRO DA COMPETIÇÃO E O MELHOR GOLEIRO DO CAMPEONATO. UM ANO SONHADO PARA NÓS QUE ESTÁVAMOS A 5 ANOS TRABALHANDO JUNTOS. DITURO TEVE ATUAÇÕES MEMORÁVEIS EM JOGOS MUITO IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DESSE NOVO TÍTULO. A IMPRENSA LOCAL DESTACOU O SEU DESEMPENHO AO LOGO DO ANO E OS TORCEDORES DO CLUBE EXIGIRAM A SUA PERMANÊNCIA. O CLUBE COMPROU O SEU PASSE E VAI SEGUIR VESTINDO “LA FRANJA” POR, NO MÍNIMO, 3 TEMPORADAS MAIS. O PROFESSOR BEÑAT FOI CONSIDERADO O MELHOR TREINADOR E ACABAMOS SAINDO DO CLUBE PELA PORTA GRANDE, COMO CORRESPONDE. OBRIGADO UC POR TODO O APOIO RECEBIDO AO LONGO DESSE GRANDE ANO ETERNAMENTE MARCADO EM NOSSAS MEMÓRIAS E EM NOSSOS CORAÇÕES. 2019 NOVO ANO, NOVO CLUBE, NOVA CASA E UM NOVO CONTINENTE. GOD IS LOYAL! SEE YOU IN DUBAI...
Algumas imagens
UM PASSEIO NO MEIO ORIENTE
DEPOIS DAS TRES CONQUISTAS EM SEQUÊNCIA NA AMÉRICA DO SUL RECEBEMOS A PROPOSTA DO AL NASR DUBAI E FOMOS PARA O TÃO SONHADO MEIO ORIENTE, NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS. FIQUEI IMPRESSIONADO COM A CIDADE E OS DIAS AGITADOS DE UMA LEGIÃO DE PESSOAS DAS MAIS DIVERSAS CIDADANIAS. A EXPERIENCIA FOI CURTA PORQUE OS RESULTADOS NÃO ACOMPANHARAM, MAS TIVE A SORTE E O PRAZER DE TER CONHECIDO AO PROFESSOR GORAN CUMIC (QUE ATUALMENTE ESTA PREPARANDO OS GOLEIROS DA SELEÇÃO DA SÉRVIA PARA O PRÓXIMO MUNDIAL). FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ESTIVE TRABALHANDO COM OUTRO PREPARADOR COM UMA METODOLOGÍA TOTALMENTE DIFERENTE À MINHA MAS QUE, AO LONGO DE CINCO MESES ME ACRESCENTOU MUITO, MUITO MESMO E SEREI SEMPRE GRATO À ELE POR TODOS OS CONSELHOS E ENSINAMENTOS QUE ME PASSOU. COM RESPEITO AO FUTEBOL NOS EMIRADOS, FOI UM TANTO QUANTO COMPLICADO IMPLEMENTAR MEUS TREINAMENTOS, JA QUE A GRANDE MAIORIA DOS JOGADORES DE FUTEBOL DO MUNDO ÁRABE SÃO DIRETAMENTE INFLUENCIADOS PELA CULTURA DE SEUS PAÍSES. A VIDA NOTURNA, A RELIGIÃO E A ALIMENTAÇÃO SÃO BEM PARTICULARES E FAZEM COM QUE ALGUNS TREINADORES, COMO EU, NÃO CONSIGAM DESENVOLVER COM NATURALIDADE SUAS METODOLOGÍAS. ESTIVE COMO PRIMEIRO GOLEIRO A AHMAD SHOMBIH, QUE TAMBÉM JA HAVÍA DEFENDIDO A SELEÇÃO EMIRADENSE. ERA UM GOLEIRO TÉCNICO COM DESLOCAMENTOS RÁPIDOS QUE TINHA UMA BOA TOMADA DE DECISÃO. OS OUTROS GOLEIROS QUE COMPETÍAM A TITULARIDADE COM ELE ERAM: IBRAHIM ESSA E MOHAMAD YUSEF, TODOS ELES DOS EMIRADOS JA QUE POR LA NÃO PODEM CONTRATAR GOLEIROS DE OUTRAS NACIONALIDADES. TIVEMOS UM AMISTOSO CONTRA O ARSENAL E PUDE TROCAR A CAMISA COM O LENDÁRIO GOLEIRO CHECO PETR CECH, TAMBÉM CONHECI AO ALEMÃO BERND LENO. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, ESSA PASSAGEM PELA ÁSIA FOI UMA LINDA EXPERIENCIA POR TUDO O QUE OFERECE DUBAI E POR TRABALHAR NO MUNDO ÁRABE. PODER CONHECER OUTRAS CULTURAS, IDIOMAS E A IDIOSSINCRASIA QUE É A CARACTERÍSTICAS PECULIAR, ESPECÍFICA E EXPRESSIVA DE DETERMINADO GRUPO ÉTNICO NOS AJUDAM A CRESCER COMO PROFISSIONAL E TAMBÉM COMO PESSOA.
AQUELE QUE QUER ENSINAR DEVE ESTAR SEMPRE DISPOSTO A APRENDER
DEPOIS DE SAIR DE DUBAI FOMOS COM MINHA ESPOSA E FILHA PARA CABO VERDE, NA ÁFRICA, SEU PAÍS DE ORIGEM. ESTIVEMOS TRES MESES POR LÁ E APROVEITEI PARA VISITAR A FAMÍLIA NO BRASIL E FAZER UM SEGUIMENTO AOS CLUBES SÃO JOSÉ DE POA, GRÊMIO E CEARÁ. AO REGRESSAR PARA A PRAIA, QUE É A CAPITAL DE CABO VERDE, PUDE ME MANTER ATIVO TREINANDO COM OS GOLEIROS DO CAMPEONATO REGIONAL DE SANTIAGO SUL, QUE DA ACESSO AO CAMPEONATO CABOVERDIANO. NESSES TREINOS O MISTER TUNNYS ME AJUDAVA A TRABALHAR COM UM GRUPO ENTRE 12 E 18 GOLEIROS NO ESTÁDIO DA VÁRZEA, EM UM CAMPO DE PASTO SINTÉTICO MAS OS GUARDA-REDES ÍAM EM TODAS E COM TUDO! AQUI NO MEU QUARTO, ESCREVENDO ESSA NARRATIVA, VOLTEI EM PENSAMENTOS ÀQUELES BELOS MOMENTOS COM GOLEIROS AFRICANOS, SEMPRE COM UM SORRISO NO ROSTO, UMA ALEGRÍA E ENERGÍA CONTAGIANTES E UMA VONTADE MUITO GRANDE DE VENCER. O PRINCIPAL DELES? MEU AMIGO KELVY KELOIDE, QUEM HOJE DEFENDE AS CORES DO BOA VISTA DA PRAIA. QUANTAS BOAS LEMBRANÇAS! NESSE PERÍODO TIVE TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE ME ATUALIZAR UM POUCO E PARTICIPEI DE UM CONGRESSO PARA TREINADORES DE GOLEIROS EM PORTUGAL. PUDE ACOMPANHAR MUITOS TREINOS DAS MAIS VARIADAS ESCOLAS E METODOLOGÍAS DO VELHO CONTINENTE E TAMBÉM TER UM FEEDBACK COM PREPARADORES DE VASTA TRAJETÓRIA, TAIS COMO: LUIS LLOPIS (REAL MADRID), PATRICK FOLETTI (SELEÇÃO SUÍÇA), THOMAS SCHLIEK (BORUSSIA DOTRMUND), ALFREDO MAGNI (AC MILAN), RUI BARBOSA (WOLVERHAMPTON), ENTRE OUTROS, QUE AJUDARAM A DAR UMA ATUALIZADA NA MINHA METODOLOGÍA. LOGO DEPOIS DO NGA SOCCER CONGRESS, ESTANDO AINDA EM PORTO ACOMPANHANDO AS SEMI FINAIS E FINAL DA NATIONS LEAGUE EUROPÉIA, RECEBÍ UMA CHAMADA DO PROFESSOR BEÑAT SAN JOSE, INFORMANDO QUE TINHAMOS UM NOVO DESAFÍO E SERÍA NO KAS EUPEN, DA PRIMEIRA DIVISÃO DA BÉLGICA. NOSSA! A FELICIDADE MAL CABÍA DENTRO DE MIM…
Algumas imagens
UM SONHO CHAMADO KAS EUPEN
2018
TODOS OS PROFISSIONAIS DO FUTEBOL SONHAM UM DIA CHEGAR À EUROPA E EU NÃO ERA A EXCEÇÃO, ERA UMA POSSIBILIDADE UM POUCO DISTANTE PRA MIM MAS AS VEZES DEUS NOS SURPREENDE COM ESSAS BÊNÇÃOS QUE SÓ ELE PODE DAR. CHEGAR À BÉLGICA ERA IR MUITO MAIS LONGE DO QUE PENSEI QUANDO COMECEI ESSA AVENTURA DE SER PREPARADOR DE GOLEIROS, POIS SE A MINHA META ERA CHEGAR MAIS LONGE DO QUE HAVIA CHEGADO COMO GOLEIRO, ATERRIZAR NO VELHO CONTINENTE ME DAVA A CERTEZA DE QUE HAVÍA SUPERADO AO ATLETA QUE UM DIA FUI. TIVE EM HENDRIK VAN CROMBRUGGE DA BÉLGICA (28 anos) E MANAF NURUDEEN DE GANA (20 anos) COMO MEUS DOIS PRIMEIROS GOLEIROS PARA A JUPILER PRO LEAGUE. AMBOS ERAM GOLEIROS MUITO BONS E TRABALHADORES, TINHAM MUITA LEITURA DE JOGO, SEUS POSICIONAMENTOS E INTELIGÊNCIA TÁTICA ERAM SUAS MAIORES VIRTUDES E ME AJUDARAM MUITO A CRESCER E ENTENDER BEM SUAS ESCOLAS E FORMAÇÃO EMBAIXO DAS TRAVES. HENDRIK ESTAVA SENDO CHAMADO À SELEÇÃO E EM DOIS MESES VENDEMOS ELE PARA O ANDERLECHT, SENDO ASSIM CHEGOU ORTWIN DE WOLF (21 anos) PARA SUPRIR ESSA NECESSIDADE QUE TÍNHAMOS NA META, TINHA EM MINHAS MÃOS DUAS PROMESSAS COM VONTADE DE TREINAR E CRESCER E EU NÃO IRÍA DESPERDIÇAR ESSA GRANDE OPORTUNIDADE QUE A VIDA ME DAVA. FIZ O MAPEAMENTO DA LIGA BELGA E DOS MEUS ATLETAS E MÃOS À OBRA. CADA GOLEIRO É UM MUNDO À PARTE E CABE A NÓS, PREPARADORES DE GOLEIROS, ENCONTRAR NOS PEQUENOS DETALHES SUAS VIRTUDES E POSSÍVEIS FALHAS, NESSE PRIMEIRO MOMENTO NOTAVA QUE ORTWIN NÃO ERA TÃO BOM TATICAMENTE E COMEÇAMOS A MUDAR UM POUCO SEUS POSICIONAMENTOS PARA FAZER SUA MELHOR VERSÃO. MANAF ERA MUITO POTENTE E AGRESSIVO, ALGO BASTANTE NATURAL NOS AFRICANOS, MAS QUANDO SOFRÍA UM GOL SE ABALAVA PSICOLÓGICAMENTE E PERDÍA O CONTROLE EMOCIONAL, O QUE AFETAVA DIRETAMENTE NO SEU DESEMPENHO. DEPOIS DE UM ANO E ALGUNS MESES VENDEMOS ORTWIN PARA O ANTWERP E TROUXEMOS OUTROS DOIS GOLEIROS, O FRANCES THEO DEFOURNY (29 anos) E O ALEMÃO ROBIN HIMMELMANN (32 anos). AMBOS COMPARTIRAM A TITULARIDADE DO KAS EUPEN ENQUANTO QUE MANAF ATUAVA COM A NOSSA RESERVA. MUITAS VEZES, COM UM CLIMA TÃO HOSTIL, TREINAMOS COM CHUVA E NEVE, ONDE A BOLA E O PASTO SINTÉTICO FICAM MUITO RESBALOSOS. TIVEMOS DUAS TEMPORADAS SEM MUITO BRILHO, FIZEMOS PRÉ TEMPORADAS NA ALEMANHA, HOLANDA E NO QATAR, FOI MUITO BACANA PODER TER ESTADO DOIS ANOS NA BÉLGICA E, EMBORA NÃO TENHAMOS ALCANÇADO RESULTADOS EXPRESSIVOS, NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR JA QUE NESSE PERÍODO VENDEMOS DOIS GOLEIROS BELGAS E ENCAMINHAMOS AQUELE QUE HOJE É O TITULAR DO KAS EUPEN E O SEGUNDO GOLEIRO NA SELEÇÃO DA GANA QUE VAI AO PRÓXIMO MUNDIAL, MEU AMIGO MANAF. FORAM ANOS DE MUITO ESTUDO E APRENDIZAGEM ONDE, NO PERÍODO DA PANDEMIA, FUI CONVIDADO PARA DAR AULAS ONLINE PARA DIVERSOS PAÍSES E ONDE TAMBEM RECEBÍ OS CONVITES PARA DAR AULAS NOS CURSOS DAS LICENÇAS DE TREINADOR DE GOLEIROS DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL E NA INSTITUTO NACIONAL DE FUTBOL - DA FEDERAÇÃO CHILENA. MOTIVOS SUFICIENTES PARA PENSAR QUE A MINHA PASSAGEM PELO VELHO CONTINENTE FOI DE MUITA VALÍA NA PARTE PROFISSIONAL, SEM FALAR NA POSSIBILIDADE QUE TIVE DE PODER APRENDER E TREINAR GOLEIROS DE DIFERENTES ESCOLAS A NIVEL EUROPEU E AFRICANO. DEPOIS DISSO, VOLTO A AMÉRICA, RUMO AO MÉXICO, UM PAÍS ONDE SEMPRE QUIS TRABALHAR…